Quem pegar uma flor no jardim desta mulher de 58 anos, vai ter uma morte dolorosa. Somente o jardineiro dela sabe quão perigosas essas plantas realmente são.

foto-pronta

A Inglaterra é conhecida por seus jardins luxuosos e bem cuidados. À primeira vista, o Alnwick Garden em Northumberland parece um típico exemplo da paixão do país pela jardinagem. No entanto, os visitantes talvez vejam este jardim com outros olhos quando visitarem esta atração especial no coração dessas terras brilhantes.

“Estas plantas podem matar”, está escrito em um portão de ferro que separa uma parte do terreno. Parece um artifício publicitário, mas isso na verdade é até pouco. Atrás dos portões está oficialmente o “jardim mais mortal do mundo”. Cada uma das 100 plantas (em média) deste jardim é extremamente venenosa. Os visitantes estão proibidos de tocá-las ou mesmo até cheirá-las.

O jardim foi plantado por Jane Percy, de 58 anos, Duquesa de Northumberland. Aparentemente, ela achava os jardins tradicionais meio sem graça.

Há também algumas aspirações educativas por trás deste jardim: “Eu achei que a maioria das crianças que eu conheço fosse ficar mais interessada em descobrir como as plantas podem ser mortais, quanto tempo demora para morrer se você as comer, e quão terrivelmente dolorosa a morte pode ser.”

Mas isso não é tudo: Jane não quer apenas educar os visitantes sobre plantas venenosas, mas também sobre drogas. Há uma outra parte do jardim que exibe plantas como a cannabis e pés de coca, que são usadas para a produção de drogas recreativas e medicinais. Jane que exibir o total potencial da natureza em seu jardim.

Ela quer mostrar aos visitantes que as plantas podem tanto curar quanto matar. O risco de morrer neste jardim é uma possibilidade real se alguém ignorar os avisos claramente exibidos. Hemlock, belladonna, noz-vómica (também chamada de fava-de-santo-inácio): cada uma delas é potencialmente mortal em alguns casos. Até mesmo cheirá-las é extremamente perigoso. Não é surpresa que o jardineiro use roupa protetora quando está aparando e mexendo nas plantas.

Trevor Jones, o jardineiro chefe em Alnwick, oferece um tour pelo jardim do veneno neste vídeo (em inglês)

A frase “escolha o seu veneno” ganha um sentido literal ao visitar este jardim. É certamente interessante contemplar os perigos invisíveis escondidos na natureza. Algumas dessas plantas são encontradas tanto em florestas quanto nos jardins das pessoas. Ui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *